Perguntas frequentes

Informações gerais

O que é Consórcio?
É um sistema que administra os recursos financeiros de grupos de Pessoas Físicas e/ou Jurídicas com o objetivo de aquisição de bens móveis ou imóveis sem cobrança de juros e com livre escolha do plano de pagamento.
Quem regulamenta e fiscaliza o sistema de consórcio no Brasil?
Pelo Banco Central do Brasil (Bacen) é realizada a regulamentação e fiscalização do sistema de consórcio no País.
Como posso adquirir o Consórcio do Conseg?
O Consórcio Conseg pode ser adquirido aqui, no site, você pode fazer uma simulação e preencher uma proposta. Se preferir ligue para (41) 3310-8000 ou (11) 3665-8080 e fale com uma de nossas atendentes.
O Consórcio Conseg cobra taxa de adesão, taxas de expediente ou taxa de seguro?
Não, o Consórcio Conseg é Sem Taxa de Adesão, Sem Taxa de Expediente e Sem Taxa de Seguro.
Como receberei informações sobre o meu plano de consórcio?
O consorciado recebe uma senha para acessar as informações de sua cota no CONSEG ONLINE via internet, pelo telefone (41)3310-8000 / (11)3665-8080 ou através de extratos mensais, contendo todas as informações referentes ao Grupo e à Cota.
O que é Carta de Crédito?
É um documento que representa o valor a que o consorciado passa a ter direito quando é contemplado por sorteio ou lance vencedor.
O que é Grupo de Consórcio ou Grupo?
É a união de participantes com o objetivo de possibilitar a cada um, através da contribuição de todos, o recebimento de crédito para aquisição de bem ou conjunto de bens.
O que é Cota de Consórcio?
A Cota é a participação de cada consorciado no Grupo de Consórcio, identificada por um número.
Como é formado o Grupo de Consórcio?
O prazos de duração dos Grupos são definidos livremente pela Administradora, de acordo com a legislação vigente. Para formar um Grupo, é preciso que o número de meses previsto para a duração do plano seja múltiplo do número de participantes, definindo-se assim o número de contemplações (sempre de acordo com a disponibilidade financeira do Grupo).
Posso transferir a minha cota de consórcio?
Sim. O consorciado pode transferir sua cota a terceiro, mediante prévia anuência da Administradora, e a vantagem do Consórcio Conseg é que não haverá taxa de cessão e transferencia de cota.

Bem objeto do plano

Qual é o critério para adquirir um veículo através do Consórcio Conseg?
Poderá adquirir veículos leves e pesados (automóveis, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outros veículos automotores) novos e usados até 03 anos de uso para automóveis e até 05 anos de uso para caminhões a contar da data da fabricação.
Como é definido o valor dos veículos automotores a que terei direito na carta de crédito após a contemplação?
Será utilizada como base a tabela de preço sugerido ao público das montadoras. Esse valor não inclui as despesas com frete, seguro transporte, tributos e taxas de transferência, licenciamento, seguro obrigatório e demais taxas que deverão ser pagos pelo consorciado quando da aquisição do bem.
Se adquirir uma cota de automóvel posso comprar um veículo diferente do que consta no meu contrato?
Sim. O consorciado poderá comprar qualquer veículo automotor de sua escolha: motos, camionetas ou caminhão.
O que acontece quando o automóvel do contrato de adesão deixa de ser fabricado?
A Administradora realizará uma Assembléia Geral Extraordinária (A.G.E.), para notificar o grupo e definir o novo automóvel que substituirá o anterior.
Qual é o critério para adquirir um imóvel através do Consórcio Conseg?
Poderá adquirir imóvel novo ou usado, rural ou urbano, comercial, residencial ou veraneio. O imóvel poderá estar localizado em qualquer cidade do País, desde que possua Habite-se. Haverá uma avaliação por empresa contratada pelo Consórcio Conseg.
O que é Alienação Fiduciária?
É a forma de garantir o pagamento de uma dívida, através da qual o devedor transfere a propriedade do bem ao seu credor, mas fica na posse do mesmo. Disso decorre a necessidade do cumprimento fiel da obrigação pelo devedor, sob pena de até mesmo vir a perder o bem, e ter, ainda, assim, de quitar o saldo restante de sua dívida, perda essa que é ocasionada por um tipo de ação judicial bastante rápida.

Parcelas

Como é composta a parcela de pagamento mensal do Consórcio Conseg?
A parcela mensal do Consórcio Conseg é composta pela soma dos percentuais do Fundo Comum, Fundo de Reserva e Taxa de Administração.
O que é Fundo Comum?
É a soma dos valores pagos das parcelas mensais de cada consorciado, destinada à aquisição dos bens do grupo. Dividindo-se o valor do bem objeto do plano pelo número de meses do plano do consórcio é obtido o valor do Fundo Comum.
O que é Fundo de Reserva?
É um percentual pequeno que é diluída nas parcelas mensais que será utilizado para despesas do Grupo de Consórcio, como custas advocatícias no caso de inadimplências de consorciados contemplados, contratação de seguro de crédito e outros.
O que é Taxa de Administração?
Esta taxa corresponde a remuneração da Administradora pela organização, formação e administração do grupo de consórcio. A Taxa de administração é diluída nas parcelas mensais.
O que é Taxa de Adesão?
É o percentual cobrado do consorciado a título de adiantamento da taxa de administração.
O que é saldo devedor?
É o total de valores que o consorciado tem em aberto, quer para com o grupo, quer para com a administradora.
Como são reajustadas as parcelas e a Carta de Crédito? (Bens Imóveis)
O reajuste é realizado anualmente pela variação do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção da FGV) do período, contados a partir do mês da Assembléia de inauguração do Grupo.
Como são reajustadas as parcelas e a Carta de Crédito? (Bens Móveis)
O reajuste é proporcional ao aumento do preço do bem, conforme tabela das montadoras (tabelas de preços sugeridos ao público).
O que acontece se houver atraso no pagamento das parcelas?
O atraso no pagamento das parcelas implica em impedimento de participar do sorteio e/ou lance na Assembléia, multa de 2% e juros de 1% ao mês sobre as prestações não pagas. Caso o consorciado já esteja de posse do bem e o atraso for superior a 60 dias, a administradora pode executar as garantias fornecidas pelo mesmo, além de cobrar multas e juros.
Posso fazer antecipação de pagamento de parcelas?
Sim. A antecipação de parcelas pode ser feita até o dia da Assembléia, através do demonstrativo mensal, alterando-se o valor a pagar ou entrando em contato com os canais de atendimento disponíveis. A antecipação amortizará parcelas na ordem inversa dos vencimentos, isto é, do final para o começo do plano. A quitação antecipada não garante a contemplação e não será considerada como lance.
Posso autorizar o débito automático das parcelas?
Sim. Para facilitar o pagamento, com este serviço as parcelas do Consórcio são descontadas automaticamente da sua conta corrente, no dia do vencimento.
Como fazer para autorizar o débito automático das parcelas do Consórcio?
É só preencher o formulário que autoriza o débito automático (disponível no site), imprimir, assinar e envia-lo por fax para o número (41)3310-8024 ou (11)3828-1597.

Assembleias e Sorteios

O que é Assembleia Geral Extraordinária (A.G.E.)?
É a reunião dos participantes do Grupo de Consórcio em caráter extraordinário.
O que é Assembleia Geral Ordinária (A.G.O.)?
É a reunião mensal dos participantes do Grupo de Consórcio para realização de contemplação, atendimento e informações.
Como e onde são realizadas as Assembleias e os sorteios?
As assembléias acontecem de acordo com o calendário anual pré-determinado, os eventos estarão sempre abertos ao público e serão realizados na sede do Conseg Consórcios (Rua Vinte e cinco de dezembro, 363 Pinhais-PR), na Filial (R. Itápolis, 253 São Paulo-SP) ou em outro local definido pela Administradora, sendo este informado com antecedência de no mínimo 30 dias. O sorteio é transmitido ao vivo pela internet através do site www.conseg.com.br, isso quer dizer que você assiste aos sorteios com toda comodidade, em qualquer parte do País ou do mundo. Os sorteios são feitos através de globos automatizados, onde são colocadas bolas numeradas. São sorteadas dez bolas, é a 10ª bola que contempla os consorciados por sorteio. Se, em um grupo, o número da 10ª bola sorteada for de uma cota que já tenha sido contemplada anteriormente, ou que não esteja em dia com os pagamentos das parcelas, será considerada selecionada a bola imediatamente anterior neste caso a 9ª bola e assim, sucessivamente, até que seja identificada a cota contemplada. Os resultados das Assembléias do Consórcio Conseg estarão disponíveis aqui no site, logo após a realização do evento. E os consorciados vencedores serão informados também por telefone e via correspondência.
Quando será a primeira Assembléia do Grupo?
O Conseg Consórcios, tão logo o grupo seja constituído, comunicará aos consorciados a data da 1ª Assembléia. A administradora informará a data, o local e horário das assembléias gerais extraordinárias em seu boleto mensal, no site ou por telefone.
Se não puder comparecer à Assembléia, como posso obter informações sobre os sorteios?
O consorciado poderá acompanhar à Assembléia aqui no site, isso quer dizer que você assiste aos sorteios com toda comodidade, em qualquer parte do País ou do mundo. Os resultados estarão disponíveis aqui, na Central do Consorciado, e serão informados através do extrato mensal do consorciado. Os vencedores serão informados também por telefone ou telegrama.
Posso pedir exclusão da participação do sorteio?
Sim. O consorciado deverá enviar um fax para (41)3310-8016 ou (11)3828-1597 poderá ser também por e-mail para o endereço eletrônico consorcios@conseg.com.br, solicitando a exclusão de sua cota da participação no sorteio até segunda ordem. Para voltar a participar, é facil basta enviar novo fax ou e-mail solicitando a inclusão da cota na participação do sorteio.
Posso participar do sorteio, caso esteja com alguma parcela em atraso?
Não. Mas para ajudar que isto não ocorra, o Conseg Consórcios dispõe de muitas facilidades de pagamento. O consorciado poderá quitar a sua parcela através de débito automático, agendamentos, extrato mensal via correio e poderá imprimir a fatura de pagamento aqui no site.

Lances

Como funciona o lance?
Com o intuito de antecipar a retirada da Carta de Crédito, o consorciado pode ofertar um determinado valor. O lance pode ser feito com recursos próprios, utilizando o FGTS ou, até mesmo, usando parte da Carta de Crédito (máximo de 30% embutido). O lance embutido é mais uma vantagem que você tem com o Consórcio Conseg. Será considerado vencedor aquele cujo valor ofertado representar o maior percentual em relação ao valor da Carta de Crédito vigente. Se houver empate entre dois ou mais lances em um mesmo grupo, o lance vencedor será aquele cujo o número da cota for igual ou imediatamente superior, na sequencia numerica da cota contemplada.
O lance é uma taxa ou um valor cobrado a mais?
Não. O lance é a antecipação das últimas parcelas e o consorciado só paga o lance se for vencedor. Para maiores informações veja a pergunta 31 (Como pode ser utilizado o valor do lance ofertado?)
Como posso ofertar lance?
Os lances podem ser ofertados até as 16h do dia da Assembléia, via internet, na Central do Consorciado, pelo telefone (41) 3310-8000/(11) 3665-8080 ou pessoalmente, no dia e horário da realização da Assembléia.
Como pode ser utilizado o valor do lance ofertado?
Os consorciados vencedores dos lances podem escolher, entre as seguintes alternativas, a melhor opção para amortizar o valor ofertado.Redução das Prestações (Diluído): o valor pago no lance é deduzido do saldo devedor, mantendo o prazo de pagamento contratado, com isso o consorciado terá parcelas menores.Diminuição do prazo de pagamento: o valor pago no lance é convertido em quantidades de prestações que são descontadas na ordem inversa, ou seja do final para o começo, diminuindo assim o prazo remanescente de pagamento do plano.
E se duas pessoas fizerem um lance de valor equivalente?
Se houver empate entre dois ou mais lances em um mesmo grupo, o lance vencedor será aquele cujo o número da cota for igual ou imediatamente superior, na sequência numérica da cota contemplada.
Posso usar o meu veículo usado como lance?
O Conseg Consórcios não possue concessionária de veículos, portanto não há como receber veículos usados como lance. Neste caso, o consorciado ficará responsável pela venda do seu veículo a terceiros.
Qual o prazo para o pagamento do lance vencedor?
O consorciado terá 48 horas, a partir da data que receber o comunicado do Consórcio Conseg referente ao seu lance vencedor.

Contemplação

O que é Contemplação?
É a atribuição ao consorciado do direito de utilizar o crédito.
O que é Consorciado Contemplado?
É o Consorciado ao qual, por sorteio ou lance, for atribuído o direito de utilizar o crédito.
Como é a Contemplação do Consórcio Conseg?
A contemplação será mensal, sendo por sorteio e lance de acordo com a disponibilidade financeira do grupo. Para poder participar da contemplação, o consorciado deverá ter pago sua parcela até a data do vencimento. O pagamento após o vencimento, impossibilita o consorciado de ser contemplado (sorteio ou lance).
Quantos consorciados são contemplados por mês?
Você deve saber que, é preciso que o número de meses previsto para a duração do plano seja múltiplo do número de participantes,definindo-se assim o número de contemplações. Em um grupo de 60 meses, com 120 participantes, o número previsto de contemplações será de duas (02), sendo uma (01) por sorteio e uma (01) por lance, nesta ordem, sempre de acordo com a diponibilidade financeira do grupo.
Se eu for contemplado, quais são os documentos necessários para utilizar a Carta de Crédito?
Para garantir as parcelas vincendas, será exigido do consorciado contemplado documentação pessoal (RG e CPF), comprovante de residencia, comprovante de renda mínima e imposto de renda. No caso de Pessoa Jurídica CNPJ, última alteração do contrato social, imposto de renda e balancete do faturamento dos últimos 6 meses. Em algumas situações de ambos os casos, poderá ser solicitada a apresentação de garantias complementares na forma estabelecida no regulamento, como por exemplo: Avalista, Fiança Bancária, entre outras.
Tenho um prazo definido para a aquisição do bem?
Não. O crédito contemplado terá atualização da aplicação financeira, porém não sofrerá os possíveis reajustes que o bem possa ter.

Bens imóveis

Como posso utilizar o meu Fundo de Garantia (FGTS) no plano de Consórcio para imóveis?
O Fundo de Garantia (FGTS) poderá ser utilizado para cobertura do lance ofertado ou como complemento do valor da carta de crédito do bem imóvel. Devendo ser obedecidas as regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Consulte-nos para maiores informações.
Próxima assembleia online

HOJE!

às 17h00