/ Dicas da Conseg

7 dicas para começar a guardar dinheiro

26 Nov 20
2 min

Você já tentou de todas as maneiras, mas ainda não sabe como guardar dinheiro? Então, confira estas dicas práticas e alcance seus objetivos! Clique aqui.

Você já tentou economizar para atingir um objetivo maior, como comprar um carro ou casa, e acabou desistindo pela dificuldade? Muitos tem dúvidas sobre como guardar dinheiro ou mesmo de que forma é possível se organizar para isso.

É verdade que as principais chaves para economizar são a priorização dos seus gastos e o controle das contas no dia a dia. Porém, outras dicas podem ajudar nesse processo.

Confira algumas para você colocar em prática:

Como guardar dinheiro o otimizar a sua vida financeira?

1. Defina objetivos

Já tentou fazer uma viagem sem saber para onde ir? Sem um local de chegada, no mínimo, você ficar perdido. O mesmo vale para a conquista de seus planos! Então, coloque na ponta do lápis quais são os seus objetivos. De preferência, deixe em um lugar onde possa vê-los, e trace um plano para chegar até eles. Se por algum motivo você acha que esta não é a estratégia ideal, não hesite em revisá-la. O importante é não esquecer o objetivo principal.

2. Tenha um controle de gastos

Ter o controle detalhado dos gastos é a melhor forma de aprender como guardar dinheiro. Para isso, anote todas as suas despesas e ganhos. Da compra da pizza nos fins de semana até o supermercado, dos pagamentos à vista aos parcelamentos. O importante é ter uma visão clara sobre para onde vai o seu dinheiro.

3. Elimine ou diminua custos

Sempre podemos eliminar ou diminuir algum tipo de gasto que é desnecessário. Lembre-se nos últimos meses quantas vezes você comprou algo por impulso ou, porque julgada ser necessário, quando não era. Avalie a real utilidade de cada bem de consumo e se questione se ele é fundamental.

4. Organize prazos

Contas em atraso geram multa e juros. Por isso, se programe para pagar todas suas dívidas até o vencimento. Assim, você evita desembolsar um valor a mais só porque esqueceu de determinado boleto.

5. Pesquise preços

Uma boa pesquisa pode ajudar, e muito, a economizar. Como consequência, esse dinheiro que sobra pode ser guardado. Não deixe para lá uma boa pesquisa! Com as facilidades da internet, dá para comparar preços de um mesmo produto em diversos lugares.

6. Use lista de compras

O supermercado tem várias formas de fazer com que você sinta vontade de comprar mais. Sem uma lista, compramos muitos produtos que não precisamos e ainda corremos o risco de deixar de fora aquilo que deveria entrar no carrinho. Por isso, lembre-se de fazer e levar uma lista com tudo o que realmente precisa.

7. Conte com a família

A família tem um papel importante quando o assunto é finanças. Então, o primeiro passo é reunir todos os membros da casa para que você possa expor tanto os seus objetivos como solicitar um esforço em conjunto. Ter transparência sobre os gastos é fundamental. Por isso, peça ajuda e mostre a eles como guardar dinheiro

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre saúde financeira? Visite o blog da Conseg!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades