/ Dicas da Conseg

7 dicas práticas para gastar menos

26 Nov 20
2 min

Muitas vezes não enxergamos para onde vai o dinheiro, não é mesmo? Mas, com estas dicas, você vai descobrir como cortar gastos e economizar. Confira já!

Gastar menos é uma das principais dicas que ouvimos quando o assunto é poupar. Porém, por mais que seja algo óbvio, algumas pessoas ainda encontram dificuldades para colocar isso em prática.

Se você também não sabe ainda como cortar gastos e guardar dinheiro, confira as dicas!

Afinal, como cortar gastos e economizar mais?

1. Coloque todas as suas despesas em uma lista

Antes de pensar em como cortar gastos desnecessários, é preciso identificar onde eles estão. Para isso, um bom exercício é avaliar a sua saúde financeira.

Anote durante cerca de um mês todas as suas despesas. Neste momento, é importante não deixar nada de fora. Do pagamento da prestação da casa ou aluguel até o lanche do fim de semana. Tudo deve estar devidamente registrado.

Com os gastos em mãos, se torna mais ágil visualizar onde estão os problemas. Assim, é fácil decidir também o que precisa ser cortado ou diminuído para gerar economia.

 

2. Classifique o que é prioridade ou não

Nem tudo o que a gente compra é realmente necessário, não é mesmo? Aquele cafezinho da tarde na padaria, o jantar em restaurante toda semana, entre outros exemplos.

O importante é você ter em mente aquilo que é essencial, como prestação do carro, daquilo que é supérfluo. Neste caso, tudo o que você não pode viver sem é fundamental. Caso não entre nesta categoria, você já vai saber que pode ser eliminado ou reduzido.

3. Tente renegociar suas dívidas

Juros, multas e atrasos no cheque especial ou cartão de crédito são verdadeiros ladrões de suas economias. Eles levam todo seu dinheiro e ainda não te dão retorno algum. Por isso, é importante sempre tentar negociar as dívidas.

Converse com o gerente e substitua uma dívida com juros altos por outra menor. O crédito consignado, por exemplo, tem taxas inferiores quando comparadas ao do cartão de crédito.

4. Pense com antecedência nas datas especiais

As compras de última hora são as vilãs de quem está pensando em como cortar gastos. É que, geralmente, elas são feitas sem qualquer pesquisa, e você pode acabar comprando o item mais caro.

Então, para datas importantes, a dica é criar um calendário. Assim, você consegue definir o que será comprado e qual é o orçamento disponível para cada gasto.

5. Evite pagar contas em atraso

Toda conta atrasada gera multa e cobrança de juros. Por isso, evite chegar a este ponto. Às vezes, por um simples descuido, você acaba pagando um valor a mais, enquanto podia ter economizado. Para quem é mais esquecido, o agendamento pode ajudar nesse ponto.

6. Vá ao supermercado com uma lista de compras

Levar a lista de compras ao supermercado é uma boa dica de como cortar gastos. Quem vai sem planejamento, fica mais tentado a levar qualquer item que vê e acaba comprando por impulso. A lista dá um parâmetro até onde ir, além de evitar desperdícios.

7. Nunca desista!

Nem sempre o caminho é fácil, ainda mais quando você já está acostumado a comprar por impulso. Porém, é preciso seguir firme em seu propósito e lembrar que as atitudes tomadas agora vão refletir no futuro.

Quer conferir mais conteúdos sobre saúde financeira? Visite o blog do Conseg!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades