/ Dicas da Conseg

Posso comprar um apartamento na planta por meio de um consórcio?

29 Jan 20
3 min

O consórcio é uma ótima modalidade de compra para a aquisição de imóveis. Mas você sabe como funciona quando a compra é de um apartamento na planta?

Na hora de conquistar a casa própria, muita gente ainda questiona o tipo de imóvel que pode adquirir por meio do consórcio. Para o conforto de muitas famílias, a modalidade oferece diversos tipos de aquisição, inclusive a oportunidade de comprar um apartamento na planta.

A alternativa de utilizar tal modalidade para comprar um apartamento na planta é ideal para famílias que estão começando, como casais prestes a casar. Também é uma ótima opção para quem deseja investir em um segundo imóvel para locação e até mesmo para quem deseja ter independência e morar sozinho.


Vantagens de comprar um apartamento na planta

Seja qual for o seu objetivo, comprar um apartamento na planta pode ser a solução mais fácil para ter um imóvel próprio. Veja algumas vantagens:

Valorização do imóvel

Uma das grandes vantagens de comprar um apartamento na planta é a garantia de valorização do imóvel. 

O bairro da construção deve ter um bom potencial de crescimento, além de investimentos frequentes em infraestrutura. A localização também é um bom ponto para se avaliar, já que imóveis próximos a estações de metrô, comércio e grandes investimentos costumam ser mais valorizados. 

Preço mais acessível

Um apartamento na planta costuma ter um valor muito mais acessível do que um imóvel pronto. As construtoras tendem a ser mais flexíveis para modelos na planta, oferecendo vantagens para quem opta por este tipo de investimento.

Outra questão é que, com o imóvel na planta, é possível personalizar de acordo com o comprador e com as especificações da construtora. Então, a decisão de onde e em que investir mais fica nas suas mãos.

Instalações modernas

Imóveis novos contam com instalações modernas, já que fatores não pensados em construções mais antigas são levados em consideração hoje.

No caso de apartamentos na planta, garagens, espaços recreativos e área verde, por exemplo, são questões consideradas atualmente por fazerem parte do dia a dia dos moradores. 

Instalações modernas também significam economia, já que as partes elétrica, hidráulica, de estrutura e de acabamento são novas e não devem precisar de manutenção tão cedo. 

Como comprar um apartamento na planta através do consórcio

Os benefícios do consórcio são bastante conhecidos por quem busca uma aquisição de forma simples e planejada. Além de ter um longo tempo para quitar as parcelas, o consorciado ainda pode ser sorteado e realizar a compra do seu imóvel antes mesmo do período esperado. 

O consórcio permite acesso a qualquer tipo de bem, desde que seja acordado entre todas as partes e esteja descrito em contrato. Isso significa que quem deseja comprar um apartamento na planta, também pode optar pela modalidade.

Os imóveis na planta tendem a ter um valor mais baixo do que aqueles prontos para morar. Nesse caso, optando por um consórcio, há a possibilidade de utilizar até 10% do montante da carta de crédito para despesas relacionada a compra, como documentação, por exemplo. 

Resumidamente, o consórcio de um apartamento na planta funciona da mesma forma que funciona para um imóvel pronto. 

As possibilidades que o consórcio oferece são variadas. Você pode optar por ter um imóvel pronto, um apartamento na planta ou até mesmo um terreno para construir. Conheça agora as vantagens do consórcio para compra de imóveis e descubra qual a melhor opção para o seu perfil. 


Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades