/ Dicas da Conseg

Carro zero ou seminovo: qual é o melhor?

13 May 21
3 min

Está pensando em comprar um novo veículo, mas não sabe se é melhor escolher por um carro zero ou seminovo? Nós ajudamos você a comparar cada um. Confira!

Carro zero ou seminovo? Essa é uma dúvida que muita gente tem na hora de comprar ou trocar de veículo. É claro que um zero quilômetros tem os seus benefícios, mas o seminovo pode ser atraente em outros aspectos.

Pensando em ajudar você na melhor decisão, comparamos as vantagens e desvantagens de cada. Confira o blog post e veja como fazer a melhor escolha!

Qual é a melhor opção: carro zero ou seminovo?

Vantagens

Carro zero

O cheirinho de novo e a confiança de ter um veículo que nunca foi usado por outra pessoa faz com que muitas pessoas escolham o carro zero. Além disso, como veio praticamente da montadora, as chances de manutenção nos primeiros anos é quase nula. Outro ponto que também pesa é a documentação, sem burocracia, já que o veículo sai da concessionária com tudo regularizado.

Seminovo

A grande vantagem é que você consegue um seminovo mais sofisticado do seu modelo preferido pelo mesmo valor que sai um novo, porém simples. Além disso, como tem pouco tempo de uso, a garantia de fábrica da montadora ainda deve estar vigente, o que garante a você algum tempo de segurança caso ocorra problemas.

Desvantagens

Carro zero

A maior desvantagem de tirar um veículo novo da concessionária é a rápida desvalorização. Seu valor pode depreciar entre 10% a 20% assim que é retirado da loja.

Seminovo

Você vai ter que contar com a sorte, e com o cuidado do motorista anterior, para pegar um carro bem conservado. Isso exige que o comprador se preocupe com outras questões além do preço em si.

Qual é a indicação para cada perfil?

Para quem busca ter um automóvel por mais tempo, o carro zero pode ser uma boa opção, já que o preço dele desvaloriza quando sai da concessionária e começa a se estabilizar no terceiro ano.

No caso do seminovo, ele é ideal para quem deseja ter um veículo bem equipado, mas não gosta de fugir do seu planejamento financeiro.

O que levar em conta na hora da decisão?

Antes de bater o martelo sobre o carro zero ou seminovo, é importante ponderar sobre alguns fatores. Confira quais são eles:

  • Ao optar por um carro zero, o ideal é ter em mãos o valor para fazer o pagamento integral. Com isso, você evita altas taxas de juros, além de ter poder de negociação;
  • Ainda na questão do carro novo, é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber qual modelo se encaixa em seu planejamento familiar (em espaço e valor);
  • Considere a depreciação do valor entre um carro zero ou seminovo antes da compra. É bom lembrar que o novo sempre sofrer mais nos primeiros anos;
  • Se optar por um seminovo, verifique a quilometragem do mesmo antes de fechar negócio. Não é regra, mas quanto mais ele foi usado, maiores podem ser os gastos com manutenção;
  • Seja um carro zero ou seminovo, você deve fazer um test drive, mesmo que seja por um trajeto curto. Se ele não for zero quilômetros, observe se há algum problema como barulhos estranhos, dificuldade para ligar ou vibrações, por exemplo;
  • A garantia deve ser levada em consideração neste momento. No caso de novos, as montadoras podem oferecer até seis anos, desde que as revisões sejam feitas na rede autorizada;
  • Por fim - e não menos importante -, coloque na ponta do lápis todos os gastos que envolve essa compra. Para os zeros, é preciso incluir os custos de emplacamento e seguro. Já os seminovos devem ter todas as taxas de transferência incluídas.

Seja na escolha de um carro zero ou seminovo, o consórcio é uma excelente escolha para quem deseja comprar sem prejudicar seu planejamento financeiro.

Quer saber mais? Então, confira o site da Conseg Consórcios.

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades