Navegação Rápida:

    Ao decidir adquirir um bem, seja ele um veículo ou imóvel, por exemplo, é fundamental conhecer todas as opções disponíveis para realizar a compra e suas respectivas características. O financiamento e o consórcio são algumas delas, conforme já mostramos aqui no blog

    Apesar de ser uma modalidade de pagamento bastante comum, ao optar pelo financiamento, o comprador precisa arcar com altas taxas de juros, processos burocráticos e longos períodos de contrato. Diante disso, o consórcio aparece como uma boa alternativa, visto que traz vantagens significativas para quem deseja comprar algo. Você pode conferir algumas delas aqui.   

    Caso já tenha escolhido financiar algo e não queira mais continuar com esse custo, saiba que o consórcio também pode ser utilizado para quitar o financiamento. Seja de carro, imóvel, implemento e outros tipos de bens, com a carta de crédito é possível escapar dos altos juros típicos da modalidade e economizar dinheiro para utilizar em outros projetos. 

    Siga com a leitura deste artigo e entenda de que maneira fazer isso! 

    Como fazer para usar a carta de crédito na quitação do financiamento? 

    A carta de crédito é usada conforme a modalidade do consórcio, ou seja, a fim de adquirir imóveis, reformar, construir, comprar um veículo, entre outras opções. Ela pode ser utilizada após a contemplação, que ocorre via sorteio ou lance. 

    Existem alguns requisitos que devem ser cumpridos para alcançar o objetivo de aproveitar a carta de crédito para quitar um financiamento. Por exemplo, para usá-la com esse fim, é preciso que tanto o contrato do financiamento quanto o consórcio estejam em nome da mesma pessoa. Além disso, é necessário que ambos pertençam à mesma categoria, ou seja, se foi feito um financiamento imobiliário, o consórcio deve ser dessa mesma classe de aquisição. Outro fator relevante na quitação é que as instituições envolvidas no processo devem estar em conformidade com ele, sendo que a carta de crédito tem que ser de valor igual ou superior ao saldo restante para quitar o financiamento.  

    Cumprindo os requisitos necessários, será feito uma análise de crédito por parte da administradora do consórcio, a fim de fazer a validação da operação e evitar que ocorra alguma irregularidade. 

    Quem pode usar esse recurso? 

    Utilizar o consórcio para quitar qualquer tipo de financiamento é uma atividade regulamentada pelo Banco Central (Bacen) e conta com o suporte da Lei dos Consórcios (nº 11.795/08), que está em vigor desde 2009. 

    Conforme estabelecido legalmente, é permitido a qualquer consorciado que foi contemplado com a carta de crédito utilizar o valor referente a ela para quitar um financiamento em nome do titular e que faz parte da mesma categoria de bem ou serviço. 

    Desse modo, uma carta de crédito referente à compra de um automóvel, por exemplo, não pode ser utilizada para a quitação de um financiamento imobiliário. Isso acontece, pois é necessário manter a mesma natureza que o item contratado no consórcio.  

    Com a modalidade, você pode utilizar o valor da contemplação a fim de se livrar do financiamento junto a entidade financeira responsável e pagar apenas as parcelas do consórcio. Assim, deixa de arcar com as taxas de juros e demais encargos cobrados no financiamento. 

    Quando essa opção vale a pena? 

    Essa alternativa é válida para quem deseja aproveitar as vantagens de um consórcio e já está envolvido com algum financiamento da mesma natureza. Nesse caso, você economiza tempo e dinheiro e faz a troca por um compromisso de parcelas acessíveis e sem juros.  

    Agindo dessa forma, ganha uma boa folga no orçamento, já que a maioria dos consórcios conta com prestações adaptadas a cada realidade, e consegue colocar suas contas em dia.  

    Vale destacar que, antes de decidir quitar o financiamento com a carta de crédito que foi contemplada, é importante conversar com a administradora e a instituição responsável pelo seu contrato. Consulte todos os detalhes contratuais para que não haja nenhum impedimento na operação.  

    Quais são as vantagens e desvantagens? 

    Entender quais as principais vantagens e desvantagens dessa escolha permite que você tenha acesso às informações necessárias e tome uma decisão consciente e favorável ao seu orçamento. Confira a seguir quais são elas: 

    Vantagens  

    Quem busca quitar um financiamento por meio de uma carta de crédito consegue fazer uma grande economia frente ao valor que seria pago em todas as parcelas do financiamento. Isso ocorre, pois, com a antecipação do pagamento, você não recebe a cobrança de juros e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), por exemplo. 

    Caso o valor da carta de crédito seja superior ao saldo do financiamento, você tem a vantagem de utilizar o residual para abater parcelas do consórcio ou utilizar com gastos de cartório, como com certas taxas. 

    Desvantagens 

    Como desvantagens podemos destacar a perda do poder de negociação que a carta de crédito oferece. Ao utilizar seu crédito do consórcio para quitar um financiamento, você perde a oportunidade de negociar pelo bem. 

    Assim, a capacidade de pagamento à vista que a carta de crédito oferece é perdida quando você a utiliza para quitar os débitos com a instituição responsável pelo financiamento. Comparado à situação tradicional do consórcio, você deixa de lado vantagens que poderia obter na forma comum de uso do crédito.  

    Como conseguir uma carta de crédito para quitar o financiamento?  

    Para ter acesso a uma carta de crédito, o primeiro passo é fazer parte de algum grupo de consórcio. Para isso, confira qual administradora atende as suas necessidades e oferece planos adaptados ao seu orçamento.   

    Sorteios 

    No ato da contratação, já foram definidos qual a finalidade do consórcio, a duração e o seu valor. Após a contratação, você segue com o pagamento das parcelas e participa mensalmente dos sorteios que são realizados durante as assembleias.  

    Lances 

    Para aumentar as suas chances de contemplação, é possível fazer a oferta de lance, que funciona como um adiantamento das parcelas para tentar antecipar o recebimento da carta de crédito. Existem vários tipos de lance: livre, fixo, limitado, entre outros. Verifique com a administradora quais as modalidades que ela permite e como funciona cada uma delas.  

    Critérios para receber a carta de crédito 

    Após a contemplação, alguns procedimentos são realizados até a liberação da carta de crédito. Eles garantem a segurança de todo o grupo e são realizados para cada consorciado que foi contemplado. Para dar andamento à liberação do crédito, é necessário apresentar alguns documentos para que a administradora avalie sua capacidade de pagamento. Você pode encontrar quais os documentos solicitados diretamente no contrato ou pode contatar a equipe de especialistas da administradora.   

    Agora ficou mais fácil decidir por quitar o financiamento com a carta de crédito do consórcio? Caso queira mais informações sobre o assunto, a nossa equipe está pronta para atender você. É só entrar em contato pelo atendimento@ademicon.com.br ou (41) 3023-2000. 




    Posts Relacionados: