/ Dicas da Conseg

Consórcio realmente ajuda a economizar dinheiro?

08 Aug 20
3 min

O consórcio é uma modalidade de compra em grupo muito popular para os brasileiros. Mas, é a hora da verdade: será que ele realmente ajuda a economizar?

Saber como economizar dinheiro está relacionado com diversas maneiras de poupar e até mesmo multiplicar as finanças. E o consórcio pode ser considerado uma destas maneiras, pois além de possibilitar a aquisição de bens, ele também pode ser um excelente investimento para o futuro.

Como economizar dinheiro: dúvidas sobre consórcio

O consórcio é um investimento seguro e bastante versátil. Por isso, é possível utilizá-lo para economizar dinheiro. Vamos conferir as vantagens desse tipo de modalidade?

O dinheiro continua sendo meu?

Sim! A administradora do consórcio apenas gerencia as parcelas recebidas pelo grupo. O pagamento funciona como uma poupança compartilhada, na qual todos os sorteados recebem o valor contratado no início. Isso significa que quase todo o dinheiro investido volta em forma de carta de crédito após a contemplação por sorteio, lance ou fim do período — descontada a taxa de administração, valor cobrado pela empresa para administrar  o grupo de consórcio.

O que compõe o valor da parcela?

As parcelas do consórcio são formadas por:

  • Taxa de administração: é o valor pago à administradora pelos serviços prestados; 
  • Fundo de reserva: é o valor destinado à proteção do grupo, em casos de eventuais inadimplência ou despesas não previstas;
  • Fundo comum: é o valor pago para formar o fundo destinado à aquisição, ou seja, a carta de crédito;
  • Seguro: é um benefício para consorciado ou parentes, que funciona como proteção em caso de sinistros. É um serviço sempre opcional.

Por que escolher o consórcio e não a poupança?

Apesar da poupança ser uma boa alternativa sobre como economizar dinheiro, ela pode ser movimentada facilmente. E isso requer disciplina para quem deseja poupar. Além disso, a rentabilidade da poupança pode não ser tão promissora em momentos de crise. Assim, se o rendimento não acompanha a inflação, você perde o poder de compra.

E o reajuste da parcela, como funciona?

Os reajustes da parcela ocorrem para garantir que todos os consorciados recebam o mesmo valor equivalente no momento da compra. Independente de adquirir a carta de crédito no início ou no fim do prazo do grupo. 

No consórcio imobiliário, são considerados o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), o Índice Geral de Preço de Mercado (IGP-M), o Custo Unitário Básico (CUB) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Já no caso do financiamento ligado a um veículo diretamente, a administradora segue a tabela do fabricante ou da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), como no caso de consórcio de montadoras. Não havendo um automóvel como referencial, ela pode se basear no aumento ou redução do INPC. A Conseg considera o INPC para ambos.

3 maneiras de economizar e ganhar dinheiro com consórcio

O consórcio é uma maneira segura e inteligente para aquisições. Também é uma forma de aumentar o rendimento do seu dinheiro. Entenda como, a seguir!

1. Aplicar a carta de crédito

Ao ser contemplado, o consorciado pode resgatar sua carta de crédito e realizar a aplicação financeira com baixo risco, ao invés de comprar o bem desejado no início.

2. Vender a cota contemplada

Com isso, também é possível vender a cota adquirida. A venda pode ser paga à vista, o que gera retorno imediato ao consorciado.

3. Utilizar a aquisição como renda

É possível adquirir um imóvel com a carta de crédito contemplada e alugá-lo para ter uma segunda fonte de renda. A locação costuma ser um bom investimento a longo prazo, já que os imóveis tendem a se valorizar a cada ano. 

---
Que tal descobrir o melhor tipo de consórcio para você? O
simulador da Conseg te ajuda a planejar o formato e o prazo ideal para a sua próxima aquisição. Conheça agora mesmo!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades