/ Dicas da Conseg

Entrar em um grupo de consórcio em andamento vale a pena?

08 Aug 20
2 min

Está pensando em entrar em um grupo de consórcio em andamento mas está em dúvidas? Descubra agora quais as principais vantagens e desvantagens!

Você sabe como funciona um consórcio? Resumidamente, o consórcio é formado por um grupo de pessoas que possuem interesse na aquisição de um bem em comum. Ele é conduzido por uma administradora, responsável por todo a gestão de pagamentos, sorteios e contemplações, além de ser certificada pelo Banco Central do Brasil..

O conceito da modalidade é bem conhecido e vem crescendo a cada dia no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) o número de procuras por consórcios subiu 5,4% em relação ao ano de 2017.

Isso porque o consórcio é uma forma de compra planejada que permite a aquisição de bens, como imóveis e veículos, de forma facilitada. Participar de um consórcio traz grandes benefícios para quem está planejando uma aquisição a médio ou longo prazo.

O que pouca gente sabe é que é possível participar tanto de um novo grupo de consórcio quanto de um grupo já em andamento. A segunda possibilidade é uma grande chance para quem tem um pouco mais de pressa na aquisição.

Como funciona um grupo de consórcio em andamento

Um grupo em andamento é um consórcio que já começou, ou seja, que já reuniu o número de pessoas necessárias para arrecadar ao menos o valor de uma contemplação. Quando as cotas não são preenchidas ou há alguma desistência, as administradoras oferecem a oportunidade para novos consorciados. 

Quando se entra em um grupo em andamento, provavelmente as primeiras assembleias e contemplações já aconteceram. Isso significa que as parcelas ficam um pouco mais altas, mas as chances de contemplação mais rápida também aumentam. Os maiores lances também já foram dados e você pode ter acesso a esse histórico para calcular o seu. 

Grupo novo ou em andamento: qual escolher?

Em um consórcio, tanto o grupo novo quanto o grupo em andamento trazem as mesmas vantagens de uma compra planejada e parcelada. As diferenças estão no prazo de pagamento, no valor da parcela e claro, nas possibilidades de lances.

A escolha da melhor opção vai depender do perfil e das necessidades de cada consorciado. Veja as vantagens das duas alternativas a seguir:

Grupo novo

A principal vantagem de entrar em um consórcio com um grupo que está se formando é o prazo. Mais tempo de consórcio proporciona um planejamento melhor e com um prazo maior. Com isso, as parcelas também ficam menores. Dessa forma, você consegue encaixar bem a parcela em seu orçamento.

Grupo em andamento

Podemos citar como benefícios de optar por um grupo já iniciado a possibilidade de ser contemplado mais rapidamente, a ciência de todos os lances oferecidos até o momento e o menor tempo de consórcio. Com um prazo menor, é possível partir para outro investimento mais cedo também. 

Similaridades

  • Não há juros;

  • Taxas do consórcio diluídas nas parcelas;

  • Possibilidade de ofertar lance e adiantar a contemplação;

  • Poder de compra à vista;

  • Versatilidade do uso da carta de crédito.

----

Quer conhecer as possibilidades de grupos que já estão em andamento e saber qual o melhor para você? Entre em contato com a Conseg e escolha o melhor consórcio para o seu perfil!



Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades