/ Dicas da Conseg

Posso antecipar meu consórcio?

27 Nov 21
2 min

Tem uma grana extra e quer antecipar o consórcio através do pagamento das parcelas? Saiba se isso é vantajoso ou não para você, neste blog post especial!

Recebeu um valor extra e está pensando em antecipar o consórcio, mas possui dúvidas sobre como isso funciona? Apesar de ser uma prática liberada, é importante saber alguns detalhes em relação a essa quitação das parcelas.

Então, não se preocupe! Neste blog post, explicamos tudo em relação ao assunto. Continue a leitura e descubra se vale a pena ou não dar este passo.

É possível antecipar o consórcio?

Sim, você pode antecipar o consórcio de três maneiras:

  • Direta: quando paga antecipadamente as prestações mais próximas;
  • Inversa: o pagamento é feito das últimas prestações para frente;
  • Diluída nas parcelas: o valor que você tem em mãos é diluído em todas as parcelas, o que significa que o preço das demais poderá diminuir.

Existe ainda a opção de liquidar o saldo devedor. Ou seja, você encerrará sua participação no grupo e terá as garantias liberadas.

Como funciona a antecipação das parcelas?

O primeiro passo para antecipar o consórcio é ler o seu contrato de adesão. Nele, devem estar descritas todas as condições e os direitos das partes envolvidas (consorciado, grupo e administradora).

Quando um consorciado quita todas as parcelas, significa que ele não tem mais débitos em relação ao grupo.

A diferença é que, no caso do consorciado que já tenha sido contemplado, este não terá o crédito reajustado nas situações de alterações dos valores após a sua contemplação. Para aquele que ainda aguarda a contemplação, a antecipação dá direito ao valor atualizado do crédito. Com isso, não precisa pagar nenhuma diferença de valores, pois seu consórcio está totalmente quitado.

Mesmo que o consorciado queira antecipar as suas parcelas, porém ainda não tenha sido contemplado, isso não significa que ele tem direito à contemplação imediata.

Vale a pena antecipar as parcelas do consórcio?

A resposta depende de algumas situações. Por exemplo, se o seu consórcio é de um bem com valor muito elevado, como imóvel ou veículo de luxo, talvez seja interessante pagar as parcelas antes que tenham seu reajuste anual do grupo. Isso porque há redução no impacto da incidência dos encargos de administração ou eventual alíquota na prestação.

Se você estiver em um bom momento profissional ou possui uma fonte de renda garantida, dando folga ao seu orçamento financeiro, também é possível antecipar o consórcio.

Antecipação x lances no consórcio

Como vimos até aqui, antecipar o consórcio significa que a pessoa está apenas quitando as parcelas do seu saldo devedor. É possível fazer isso tanto na condição de consorciado já contemplado, quanto não contemplado.

A questão é que, para o não contemplado, a antecipação não garante a ele a contemplação imediata. Além disso, terá que continuar a obedecer às regras estabelecidas em contrato.

Por isso, o interessante é usar esse valor para dar como lance. Além do sorteio, somente através do lance é que a pessoa pode antecipar o recebimento da carta de crédito.

Neste caso, vale a pena estudar o grupo e ver quais valores ofertados nos lances já foram dados, a fim de apresentar uma oferta vencedora.

Gostou da possibilidade? Aproveite para fazer uma simulação de consórcio em nosso site!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades