/ Dicas da Conseg

Tipos de consórcio: quais são?

26 Nov 20
3 min

Seja para a compra de uma casa ou o pagamento da festa de casamento, existem tipos de consórcio para você conquistar seus objetivos. Confira quais são eles!

Você sabia que existem tipos de consórcio para atender a quase todas as necessidades de uma pessoa? Casa própria, carro novo ou aquela viagem para o exterior. Seja qual for a sua próxima conquista, com certeza, tem um consórcio que pode ajudá-lo.

Ainda não conhece quais são os tipos de consórcio existentes no mercado? Neste blog post, explicamos sobre cada um. Boa leitura!

Afinal, para que serve um consórcio?

O consórcio é uma forma de compra programada ideal para quem possui grandes objetivos, mas não dispõe de todo o valor em mãos para realizá-los. É também uma maneira prática e segura de fazer com que você poupe mês a mês, através do pagamento das parcelas e do aumento do seu patrimônio.

O mercado oferece vários tipos de consórcio, que vão desde a compra de uma moto ou carro até o pagamento de uma cirurgia. Ficou curioso para entender? Confira, a seguir.

Quais são os tipos de consórcio existentes?

Consórcio de automóveis

Dos tipos de consórcio existentes, esta é uma das categorias mais procuradas. Abrange a compra tanto de carros como também de motos, mas ainda é possível adquirir caminhões, tratores e até aeronaves. Estes podem ser novos ou seminovos. O consórcio te dá ainda a possibilidade de escolher a marca e a cor, entre outros itens.

Uma das vantagens do consórcio de automóveis é que você não paga juros, o que deixa as parcelas muito mais acessíveis.

Para quem deseja dar o seu veículo usado como parte do pagamento, também é possível, sendo feita a oferta como lance nas assembleias. Neste caso, é indicado analisar antes de fechar o contrato se a administradora conta com essa facilidade.

Consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis facilita o desejo de muitos brasileiros: o de comprar a casa própria. Porém, ele também é indicado para quem quer investir em um imóvel e ter uma fonte de renda extra. Faz parte desta categoria a compra de lojas, galpões comerciais ou industriais, terrenos e até reforma de imóveis.

Quem tem saldo no FGTS pode também usá-lo para pagar as parcelas ou dar como lance. Neste caso, é preciso seguir as regras estabelecidas pela Caixa Econômica Federal, que é responsável por cuidar das normas relativas ao fundo de garantia.

Consórcio de serviços

Esta talvez seja a modalidade menos conhecida entre os tipos de consórcio existentes no mercado. Porém, é tão vantajosa quanto as demais, já que também não possui juros.

Entre os serviços oferecidos, estão:

  • Cirurgias plásticas;
  • Viagens nacionais ou internacionais;
  • Cursos de idioma, pós-graduação e afins;
  • Procedimentos estéticos;
  • Festas.

Para adquirir um consórcio desta modalidade, é preciso ter em mente o valor que vai gastar com o serviço antes de fechar o contrato. Depois disso, é só aguardar a carta com o preço estipulado e ser contemplado.

Outro ponto bastante positivo deste consórcio, assim como os demais, é que você recebe o valor à vista na contemplação. Com isso, seu poder de compra é ainda melhor, já que pode negociar um bom desconto na hora do pagamento.

Agora que você conhece os tipos de consórcio, saiba que entrada em um grupo é bem simples. Basta que você procure uma administradora de confiança e escolha a modalidade que contém seu bem ou serviço.

A Conseg é uma administradora de consórcios com ampla experiência, que oferece os mais variados planos para automóveis e imóveis.

Aproveite para fazer uma simulação em nosso site e planejar sua próxima conquista!

Por Conseg
Oferecemos as melhores opções de consórcio de automóveis e imóveis do mercado, com mais de 27 anos de história.

Fique por dentro das nossas novidades