Formas de Utilização


O que acontece se o imóvel que escolhi for de valor inferior à minha carta de crédito?

A diferença poderá ser utilizada para reduzir o saldo devedor ou pagar despesas com a documentação do imóvel.

O consórcio já possui imóveis predefinidos?

Não, a escolha fica a critério do cliente. Podem ser novos ou usados, residenciais ou comerciais. A única regra é que esteja localizado no Brasil.

Quais as possibilidades de uso do crédito?



- Comprar imóvel no Brasil ou no Exterior:

Imóveis residenciais ou comerciais, novos ou usados, terrenos em qualquer lugar do Brasil, desde que estejam livres de qualquer ônus e passíveis de alienação, com poder de negociação à vista.



- Construir ou reformar:

Escolha onde deseja morar e utilize o crédito para construir ou valorize seu imóvel.

- Garantir o futuro dos filhos:

Adquira uma cota de consórcio e presenteie quem você ama com a possibilidade de escolher seu próprio imóvel.

- Quitar financiamento:

Reduza o custo final do imóvel e o prazo total para pagamento.

- Planejar uma aposentadoria imobiliária:

Garanta renda extra com aluguéis de imóveis comprados por meio do consórcio.

- Investir:

É possível negociar o crédito após a contemplação.

- Quitar saldo devedor do imóvel na planta:

Fuja dos juros de um financiamento. Outro imóvel é deixado como garantia até a regularização de todos os documentos

O consórcio também funciona como um investimento, com o qual é possível adquirir imóveis e obter renda extra, seja com aluguéis, ou até mesmo a venda dos mesmos.


Documentação


O que devo apresentar na retirada do crédito e qual a garantia?

No momento da contemplação, é necessário apresentar documentos pessoais e ficha cadastral.

Bem como:

- Apresentar Nota Fiscal ou Contrato do Serviço - só serão aceitas notas fiscais emitidas após a data de contemplação e válidas no portal da fazenda.

Apresentar Garantia:

- Para o saldo devedor de até R$20 mil, a exigência para liberação é a aprovação cadastral e apresentação de avalista.

- Para saldo devedor acima de R$20 mil, a exigência para liberação é a aprovação cadastral e apresentação de garantia (bens móveis ou imóveis).

- Na hipótese de pagamento fracionado, prevalecerá a necessidade de apresentação de garantia. O critério de apresentação de garantia leva em conta exclusivamente o saldo devedor.

Na apresentação de bens móveis como garantia, a política de crédito observada será a do consórcio de veículos da Ademicon. Se o consorciado apresentar um imóvel como garantia, será utilizada a política de crédito do consórcio de imóveis da Ademicon.

*Consultar sempre a Política de Crédito.

Quais as formas de comprovação de renda?

1. Trabalhador com carteira assinada:

- 3 últimos holerites;

- Cópia do CTPS com a anotação do registro.

2. Autônomo ou profissional liberal:

- DECORE (Declaração Comprobatória de Rendimentos) original fornecida pelo contador, informando a retirada mensal – 3 últimos meses.

- Cópia da última declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega.

3. Aposentado ou pensionista:

- Extrato do pagamento do benefício (últimos 3 meses).

4. Empresário individual ou sócio de empresa:

- DECORE (Declaração Comprobatória de Rendimentos) original fornecida pelo contador, informando a retirada mensal, ou Pró-labore (últimos 3 meses).

- Cópia da última declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega PJ e PF.

*Para fins de aprovação de cadastro de pessoa jurídica, a empresa deve ter pelo menos um ano de cadastro na Junta Comercial do seu Estado.

5. Consorciado PJ:

- Cópia da declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega do IRPJ.

- Declaração elaborada por contador, com sua assinatura e do responsável legal da empresa, referente ao faturamento bruto dos últimos 6 meses. *Para fins de cadastro de pessoa jurídica, a empresa deve ter pelo menos um ano de registro na junta comercial do seu estado.

6. Consorciado residente fora do país:

- Declaração de saída definitiva do país, entregue à Receita Federal do Brasil, acompanhada da declaração de rendimentos do local onde está residindo.

Quais os documentos necessários para a análise de crédito?

A análise de crédito é realizada com base:

– Nas informações de cadastro.

– Na comprovação de renda e nos documentos pessoais. Ela tem o fim de avaliar a capacidade dos consorciados continuarem honrando o pagamento das parcelas após a liberação do valor do crédito contemplado, afastando quaisquer riscos ao grupo de consórcio.

Capacidade de pagamento/Comprometimento de renda. Nos moldes do artigo 7º, III, a da Circular Bacen 3432/2009, é indispensável a comprovação de capacidade de pagamento das parcelas pelo consorciado.

Sendo assim, no momento da utilização do crédito, o mesmo tem que comprovar que possui a possibilidade de continuar adimplindo as parcelas, nos moldes da renda declarada no contrato de adesão.

A(s) parcela(s) do consorciado não poderá comprometer mais do que 30% (trinta por cento) de sua renda comprovada, considerando o somatório de valores pagos junto à Administradora – cotas a serem liberadas e as já liberadas em outros contratos.

Nos casos em que o Comitê de Liberação de Crédito entender que a liberação do procedimento traz algum risco ao grupo e à administradora, caberá apresentação de avalistas.

Condições para ser avalista:

– Comprovação de renda nos moldes do checklist vigente da Ademicon.

– Não possuir restrições nos órgãos de proteção ao crédito.

Quais são os documentos necessários para a aquisição de uma cota de consórcio?

Apenas RG e CPF.

Estrangeiros também precisam possuir CPF, além do Registro Nacional Estrangeiro (RNE) ou passaporte.


Produto


Qual é a idade mínima para fazer um consórcio da Ademicon?

Para aquisição da cota, a pessoa deve ter no mínimo 16 anos e ser emancipada. No entanto, no momento do faturamento do bem, ela precisa ter 18 anos completos.

A Ademicon trabalha com taxa de adesão?

A Ademicon não trabalha com fundo de reserva no consórcio de imóveis. Também não há seguro de quebra de garantia. Para o consórcio de veículos e de serviços, existe fundo de reserva de 1%.

Como funciona o consórcio de imóveis na Ademicon?

Não é financiamento, nem empréstimo. Você escolhe um valor de crédito, investe em uma parcela mensalmente e, por meio de sorteio ou lance, é contemplado com o crédito escolhido. São diversas opções de crédito para você escolher de acordo com seu planejamento.

O que é o Consórcio de Imóveis Ademicon?

O consórcio de imóveis é a melhor alternativa para você realizar seus projetos imobiliários de forma programada. Com o crédito, você pode comprar, construir, reformar, quitar saldo devedor de imóvel na planta, quitar financiamento imobiliário, garantir sua aposentadoria, entre outras possibilidades. Todos os produtos estão elencados no item 1, letra a, inciso XIII do artigo 5º da Circular 3432/2008.


Contemplação


Posso participar de todas as modalidades de lance em único mês?

Não. Poderá participar apenas em uma das modalidades. Cada nova oferta de lance substitui a anterior.

O que devo fazer ao ser contemplado?

Você será orientado sobre a documentação necessária para a liberação do crédito de acordo com o processo escolhido.

Após a contemplação, existe um tempo máximo para a utilização do crédito?

Não, o crédito fica aplicado até o momento da sua utilização.

Como é feito o sorteio?

Realizados mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Ademicon, os sorteios são realizados utilizando os resultados da extração da Loteria Federal, considerando a centena, a dezena e a unidade, que equivalem aos números das cotas. Assim, são definidos os contemplados de cada grupo de consórcio da Ademicon. *Os métodos de realização dos sorteios variam por produto.

O que é lance limitado?

Concorrerão nessa modalidade as cotas que ofertarem lance diferente da modalidade de lance fixo, até o limite máximo de parcelas determinado no aditivo do grupo. O pagamento será de acordo com o aditivo de cada grupo.

O que é lance fixo?

É o lance com número de parcelas predefinidas no aditivo do seu grupo. Em caso de empate, o critério de desempate é a cota mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal da data definida como válida para a contemplação. O pagamento do lance será efetuado de acordo com o aditivo de cada grupo.

O que é lance fidelidade?

Funciona como um lance livre: a cota que der o maior número de parcelas vence e antecipação de parcelas não se aplica para esse fim. As ofertas são realizadas pelos mesmos canais de atendimento e você concorre somente com clientes que participam do mesmo tipo de lance. É necessário ter participado de um número mínimo de assembleias de acordo com o perfil do grupo, que pode ser confirmado no respectivo aditivo.

O que é lance livre?

O consorciado é quem define a quantidade de parcelas ou percentual que deseja ofertar; vence quem oferecer o maior número de parcelas ou percentual, de acordo com a regra dos grupos.

O que é lance?

É uma modalidade para concorrer à contemplação mediante o pagamento antecipado de parcelas.

O que faço para ser contemplado?

As assembleias são realizadas mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Ademicon, para definir os contemplados. Para o sorteio, nossos grupos de consórcio utilizam os resultados da extração da Loteria Federal, que equivalem aos números das cotas.

Apenas consorciados adimplentes e com pagamento da parcela até a data de vencimento concorrem.


Pagamento


O que é parcela de furo?

Quando se adere ao consórcio em um grupo que está em andamento, as parcelas referentes às assembleias já realizadas são chamadas de "furo" e serão rateadas nas parcelas a vencer quando a sua cota for contemplada, ou poderão ser pagas com recurso próprio.

O que é parcela reduzida?

É a parcela com, geralmente, 70% do fundo comum. A composição da parcela de consórcio é fundo comum + taxa administrativa. O fundo comum é o valor pago por você pelo crédito contratado – esse valor é utilizado para contemplar os demais consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração da Ademicon. Após a contemplação, suas parcelas são recalculadas para o valor integral + esses 30% do fundo comum que não foram pagos.

Como posso usar o FGTS?

O FGTS pode ser usado para a oferta de lances, como complemento da carta de crédito na hora da aquisição do imóvel e para amortização ou quitação do plano de consórcio, sempre de acordo com as normas do Conselho Curador da Caixa Econômica Federal.

Os valores dos créditos e das parcelas são fixos ou existe alguma correção?

O crédito, e proporcionalmente a parcela, é atualizado anualmente pelo INCC e INPC, para que o consorciado mantenha o poder de compra.

Se eu desistir do consórcio, recebo o que paguei de volta?

Caso o grupo tenha sido criado a partir de fevereiro de 2009, a devolução ocorre conforme a Lei 11.795, por meio de sorteios mensais pela extração da Loteria Federal. Compõe a quantia a ser devolvida o valor corrigido pago referente ao fundo comum deduzido dos 20% contratuais. A quantia paga como taxa de administração não compõe o valor a ser devolvido.

Como efetuar o pagamento das parcelas?

O pagamento pode ser feito via boleto, enviado mensalmente ao consorciado. Outra opção é verificar os dados do boleto no aplicativo do cliente Ademicon e realizar o pagamento via Internet Banking. Também é possível solicitar o débito automático junto aos bancos credenciados. *Consulte os bancos disponíveis.


Formas de Utilização


Quais são os serviços possíveis de serem executados com o consórcio?

Serviços residenciais: reformas, projetos arquitetônicos, placas solares, climatização e automação residencial.

Saúde e estética: cirurgias plásticas, implantes capilares, tratamentos odontológicos e procedimentos de saúde.

Festas e eventos: casamentos, aniversários, formaturas e bodas.

Turismo: viagens e intercâmbios.

Educação: faculdades, cursos, mestrados no Brasil e no exterior, consultorias.

Quais as possibilidades de uso do crédito?

Serviços Residenciais: Reformas, projetos arquitetônicos, serviços de placas solares, serviços de climatização residencial, serviços de automação residencial.

Saúde e estética: Cirurgias plásticas, implantes capilares, tratamentos odontológicos e quaisquer procedimentos de saúde.

Festas e Eventos: Casamentos, aniversários, formaturas e bodas.

Turismo: viagens e intercâmbios.

Educação: Faculdades, cursos, mestrados no Brasil e no exterior, consultorias.

Quando não poderei usar o consórcio de serviços?

O serviço não poderá ser contratado junto a:

- Empresa da qual o consorciado seja sócio ou acionista.

- Profissional autônomo que seja sócio ou acionista do consorciado pessoa jurídica.

- Descendente, ascendente, cônjuge, ou parente de 1º grau.

- Autorizados e/ou licenciados credenciados da companhia.

*** Não será permitida a vinculação de cotas nesse segmento.


Documentação


O que devo apresentar na retirada do crédito e qual a garantia?

No momento da contemplação, é necessário apresentar documentos pessoais e ficha cadastral.

Bem como:

- Apresentar Nota Fiscal ou Contrato do Serviço - só serão aceitas notas fiscais emitidas após a data de contemplação e válidas no portal da fazenda.

Apresentar Garantia:

- Para o saldo devedor de até R$20 mil, a exigência para liberação é a aprovação cadastral e apresentação de avalista.

- Para saldo devedor acima de R$20 mil, a exigência para liberação é a aprovação cadastral e apresentação de garantia (bens móveis ou imóveis).

- Na hipótese de pagamento fracionado, prevalecerá a necessidade de apresentação de garantia. O critério de apresentação de garantia leva em conta exclusivamente o saldo devedor.

Na apresentação de bens móveis como garantia, a política de crédito observada será a do consórcio de veículos da Ademicon. Se o consorciado apresentar um imóvel como garantia, será utilizada a política de crédito do consórcio de imóveis da Ademicon.

*Consultar sempre a Política de Crédito.

Quais as formas de comprovação de renda?

1. Trabalhador com carteira assinada:

- 3 últimos holerites;

- Cópia do CTPS com a anotação do registro.

2. Autônomo ou profissional liberal:

- DECORE (Declaração Comprobatória de Rendimentos) original fornecida pelo contador, informando a retirada mensal – 3 últimos meses.

- Cópia da última declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega.

3. Aposentado ou pensionista:

- Extrato do pagamento do benefício (últimos 3 meses).

4. Empresário individual ou sócio de empresa:

- DECORE (Declaração Comprobatória de Rendimentos) original fornecida pelo contador, informando a retirada mensal, ou Pró-labore (últimos 3 meses).

- Cópia da última declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega PJ e PF.

*Para fins de aprovação de cadastro de pessoa jurídica, a empresa deve ter pelo menos um ano de cadastro na Junta Comercial do seu Estado.

5. Consorciado PJ:

- Cópia da declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega do IRPJ.

- Declaração elaborada por contador, com sua assinatura e do responsável legal da empresa, referente ao faturamento bruto dos últimos 6 meses. *Para fins de cadastro de pessoa jurídica, a empresa deve ter pelo menos um ano de registro na junta comercial do seu estado.

6. Consorciado residente fora do país:

- Declaração de saída definitiva do país, entregue à Receita Federal do Brasil, acompanhada da declaração de rendimentos do local onde está residindo.

Quais os documentos necessários para a análise de crédito?

A análise de crédito é realizada com base:

– Nas informações de cadastro.

– Na comprovação de renda e nos documentos pessoais. Ela tem o fim de avaliar a capacidade dos consorciados continuarem honrando o pagamento das parcelas após a liberação do valor do crédito contemplado, afastando quaisquer riscos ao grupo de consórcio.

Capacidade de pagamento/Comprometimento de renda. Nos moldes do artigo 7º, III, a da Circular Bacen 3432/2009, é indispensável a comprovação de capacidade de pagamento das parcelas pelo consorciado.

Sendo assim, no momento da utilização do crédito, o mesmo tem que comprovar que possui a possibilidade de continuar adimplindo as parcelas, nos moldes da renda declarada no contrato de adesão.

A(s) parcela(s) do consorciado não poderá comprometer mais do que 30% (trinta por cento) de sua renda comprovada, considerando o somatório de valores pagos junto à Administradora – cotas a serem liberadas e as já liberadas em outros contratos.

Nos casos em que o Comitê de Liberação de Crédito entender que a liberação do procedimento traz algum risco ao grupo e à administradora, caberá apresentação de avalistas.

Condições para ser avalista:

– Comprovação de renda nos moldes do checklist vigente da Ademicon.

– Não possuir restrições nos órgãos de proteção ao crédito.

Quais são os documentos necessários para a aquisição de uma cota de consórcio?

Apenas RG e CPF.

Estrangeiros também precisam possuir CPF, além do Registro Nacional Estrangeiro (RNE) ou passaporte.


Produto


Qual é a idade mínima para fazer um consórcio da Ademicon?

Para aquisição da cota, a pessoa deve ter no mínimo 16 anos e ser emancipada. No entanto, no momento do faturamento do bem, ela precisa ter 18 anos completos.

A Ademicon trabalha com taxa de adesão?

A Ademicon não trabalha com fundo de reserva no consórcio de imóveis. Também não há seguro de quebra de garantia. Para o consórcio de veículos e de serviços, existe fundo de reserva de 1%.

Como funciona o consórcio de serviços da Ademicon?

Não é financiamento, nem empréstimo. Você escolhe um valor de crédito, investe em uma parcela mensalmente e, por meio de sorteio ou lance, é contemplado com o crédito escolhido. São diversas as formas de utilização do crédito do consórcio de serviços: viagens, festas, procedimentos estéticos e de saúde, e muito mais.

O que é um Serviço?

Produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material.

O que é o Consórcio de Serviços Ademicon?

A melhor maneira de realizar seus projetos como viagens, casamento ou formatura, estudar no Brasil ou exterior e até procedimentos estéticos, de saúde e odontológicos. São inúmeras possibilidades com parcelas acessíveis para você conquistar seus objetivos de forma programada e inteligente.


Contemplação


Posso participar de todas as modalidades de lance em único mês?

Não. Poderá participar apenas em uma das modalidades. Cada nova oferta de lance substitui a anterior.

O que devo fazer ao ser contemplado?

Você será orientado sobre a documentação necessária para a liberação do crédito de acordo com o processo escolhido.

Após a contemplação, existe um tempo máximo para a utilização do crédito?

Não, o crédito fica aplicado até o momento da sua utilização.

Como é feito o sorteio?

Realizados mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Ademicon, os sorteios são realizados utilizando os resultados da extração da Loteria Federal, considerando a centena, a dezena e a unidade, que equivalem aos números das cotas. Assim, são definidos os contemplados de cada grupo de consórcio da Ademicon. *Os métodos de realização dos sorteios variam por produto.

O que é lance limitado?

Concorrerão nessa modalidade as cotas que ofertarem lance diferente da modalidade de lance fixo, até o limite máximo de parcelas determinado no aditivo do grupo. O pagamento será de acordo com o aditivo de cada grupo.

O que é lance fixo?

É o lance com número de parcelas predefinidas no aditivo do seu grupo. Em caso de empate, o critério de desempate é a cota mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal da data definida como válida para a contemplação. O pagamento do lance será efetuado de acordo com o aditivo de cada grupo.

O que é lance fidelidade?

Funciona como um lance livre: a cota que der o maior número de parcelas vence e antecipação de parcelas não se aplica para esse fim. As ofertas são realizadas pelos mesmos canais de atendimento e você concorre somente com clientes que participam do mesmo tipo de lance. É necessário ter participado de um número mínimo de assembleias de acordo com o perfil do grupo, que pode ser confirmado no respectivo aditivo.

O que é lance livre?

O consorciado é quem define a quantidade de parcelas ou percentual que deseja ofertar; vence quem oferecer o maior número de parcelas ou percentual, de acordo com a regra dos grupos.

O que é lance?

É uma modalidade para concorrer à contemplação mediante o pagamento antecipado de parcelas.

O que faço para ser contemplado?

As assembleias são realizadas mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Ademicon, para definir os contemplados. Para o sorteio, nossos grupos de consórcio utilizam os resultados da extração da Loteria Federal, que equivalem aos números das cotas.

Apenas consorciados adimplentes e com pagamento da parcela até a data de vencimento concorrem.


Pagamento


O que é parcela de furo?

Quando se adere ao consórcio em um grupo que está em andamento, as parcelas referentes às assembleias já realizadas são chamadas de "furo" e serão rateadas nas parcelas a vencer quando a sua cota for contemplada, ou poderão ser pagas com recurso próprio.

O que é parcela reduzida?

É a parcela com, geralmente, 70% do fundo comum. A composição da parcela de consórcio é fundo comum + taxa administrativa. O fundo comum é o valor pago por você pelo crédito contratado – esse valor é utilizado para contemplar os demais consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração da Ademicon. Após a contemplação, suas parcelas são recalculadas para o valor integral + esses 30% do fundo comum que não foram pagos.

Os valores dos créditos e das parcelas são fixos ou existe alguma correção?

O crédito, e proporcionalmente a parcela, é atualizado anualmente pelo INCC e INPC, para que o consorciado mantenha o poder de compra.

Como funciona o reembolso?

O reembolso somente é válido para despesas consumidas após a contemplação da cota, ou seja, despesas tidas entre a data de contemplação e a data de efetivo uso Os casos de reembolso respeitarão o contido no artigo 12, parágrafo 1º da Circular 3432/2009 do Banco Central do Brasil: 1º Na hipótese de o consorciado, após a respectiva contemplação, haver pago com recursos próprios algum valor para aquisição do bem, conjunto de bens, serviço ou conjunto de serviços, a ele é facultado receber o valor desse crédito em espécie, até o montante do mesmo, observadas as disposições contratuais.

O valor do serviço é pago a quem?

Após o processo aprovado pelo departamento de crédito, tem-se:

- O pagamento do crédito será efetuado diretamente na conta do prestador por meio de contrato de prestação de serviços para os casos em que houver a exigência deste e demais serviços mediante apresentação de Nota Fiscal ou RPA, emitidas após a data da contemplação.

- Para a contratação de serviços múltiplos, mantêm-se padrões acima, com pagamento mínimo de R$ 1.000,00 por nota emitida ou contrato firmado.

Se eu desistir do consórcio, recebo o que paguei de volta?

Caso o grupo tenha sido criado a partir de fevereiro de 2009, a devolução ocorre conforme a Lei 11.795, por meio de sorteios mensais pela extração da Loteria Federal. Compõe a quantia a ser devolvida o valor corrigido pago referente ao fundo comum deduzido dos 20% contratuais. A quantia paga como taxa de administração não compõe o valor a ser devolvido.

Como efetuar o pagamento das parcelas?

O pagamento pode ser feito via boleto, enviado mensalmente ao consorciado. Outra opção é verificar os dados do boleto no aplicativo do cliente Ademicon e realizar o pagamento via Internet Banking. Também é possível solicitar o débito automático junto aos bancos credenciados. *Consulte os bancos disponíveis.


Formas de Utilização


O consorciado pode utilizar duas cartas de crédito para a compra do mesmo veículo?

Sim, desde que a garantia cubra o saldo devedor das cotas e que seja autorizado pela administradora.

É possível comprar mais de um veículo com o mesmo valor de crédito?

Sim, é possível.

Quais as possibilidades de uso do crédito?

- Seu primeiro carro ou a troca por outro: Para uma nova conquista ou para manter o valor da sua parcela sempre atualizada com o planejamento que o consórcio permite. - Veículos para seu modelo de negócio: Quem trabalha atrás do volante pode adquirir um veículo com mais tranquilidade. - Máquinas e equipamentos para o agronegócio: Equipamentos sempre atualizados podem proporcionar resultados ainda melhores. - Renovação da frota da sua empresa Com planejamento do consórcio, é possível reduzir o custo da aquisição de novos veículos. - Máquinas e equipamentos para construção É possível ampliar o seu negócio ou manter a produtividade com o que há de mais moderno na área. - Caminhões, ônibus e implementos rodoviários Com o consórcio Ademicon você pode realizar a melhor escolha para o seu negócio. CONFIRA INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Para bens usados: - Veículos leves – até 8 anos; - Motos e barcos – até 5 anos; - Caminhões, implementos rodoviários, ônibus, aeronaves e helicópteros – até 10 anos. Para bens novos: - Jet-skis, tratores, máquinas e implementos agrícolas e equipamentos para construção civil; - Equipamentos industriais, navais, maquinário de frigorífico, de lava-car, máquinas têxteis, motores estacionários, motores marítimos, grades agrícolas, guindastes, geradores e bombas para postos artesanais – com garantia suplementar*. *A garantia suplementar poderá ser qualquer bem informado nos itens acima (exceto no último tópico) e deverá ser no mínimo compatível ao saldo devedor.


Documentação


O que é um GRAVAME?

É a alienação do veículo, feita no sistema do Detran, que impede que ele seja transferido para outro proprietário enquanto o consorciado ainda possua saldo devedor junto à administradora.

O que devo apresentar na retirada do crédito e qual a garantia?

No momento da contemplação, é necessário apresentar documentos pessoais e ficha cadastral.

Bem como:

- Apresentar Nota Fiscal ou Contrato do Serviço - só serão aceitas notas fiscais emitidas após a data de contemplação e válidas no portal da fazenda.

Apresentar Garantia:

- Para o saldo devedor de até R$20 mil, a exigência para liberação é a aprovação cadastral e apresentação de avalista.

- Para saldo devedor acima de R$20 mil, a exigência para liberação é a aprovação cadastral e apresentação de garantia (bens móveis ou imóveis).

- Na hipótese de pagamento fracionado, prevalecerá a necessidade de apresentação de garantia. O critério de apresentação de garantia leva em conta exclusivamente o saldo devedor.

Na apresentação de bens móveis como garantia, a política de crédito observada será a do consórcio de veículos da Ademicon. Se o consorciado apresentar um imóvel como garantia, será utilizada a política de crédito do consórcio de imóveis da Ademicon.

*Consultar sempre a Política de Crédito.

Quais as formas de comprovação de renda?

1. Trabalhador com carteira assinada:

- 3 últimos holerites;

- Cópia do CTPS com a anotação do registro.

2. Autônomo ou profissional liberal:

- DECORE (Declaração Comprobatória de Rendimentos) original fornecida pelo contador, informando a retirada mensal – 3 últimos meses.

- Cópia da última declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega.

3. Aposentado ou pensionista:

- Extrato do pagamento do benefício (últimos 3 meses).

4. Empresário individual ou sócio de empresa:

- DECORE (Declaração Comprobatória de Rendimentos) original fornecida pelo contador, informando a retirada mensal, ou Pró-labore (últimos 3 meses).

- Cópia da última declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega PJ e PF.

*Para fins de aprovação de cadastro de pessoa jurídica, a empresa deve ter pelo menos um ano de cadastro na Junta Comercial do seu Estado.

5. Consorciado PJ:

- Cópia da declaração do Imposto de Renda, com recibo de entrega do IRPJ.

- Declaração elaborada por contador, com sua assinatura e do responsável legal da empresa, referente ao faturamento bruto dos últimos 6 meses. *Para fins de cadastro de pessoa jurídica, a empresa deve ter pelo menos um ano de registro na junta comercial do seu estado.

6. Consorciado residente fora do país:

- Declaração de saída definitiva do país, entregue à Receita Federal do Brasil, acompanhada da declaração de rendimentos do local onde está residindo.

Quais os documentos necessários para a análise de crédito?

A análise de crédito é realizada com base:

– Nas informações de cadastro.

– Na comprovação de renda e nos documentos pessoais. Ela tem o fim de avaliar a capacidade dos consorciados continuarem honrando o pagamento das parcelas após a liberação do valor do crédito contemplado, afastando quaisquer riscos ao grupo de consórcio.

Capacidade de pagamento/Comprometimento de renda. Nos moldes do artigo 7º, III, a da Circular Bacen 3432/2009, é indispensável a comprovação de capacidade de pagamento das parcelas pelo consorciado.

Sendo assim, no momento da utilização do crédito, o mesmo tem que comprovar que possui a possibilidade de continuar adimplindo as parcelas, nos moldes da renda declarada no contrato de adesão.

A(s) parcela(s) do consorciado não poderá comprometer mais do que 30% (trinta por cento) de sua renda comprovada, considerando o somatório de valores pagos junto à Administradora – cotas a serem liberadas e as já liberadas em outros contratos.

Nos casos em que o Comitê de Liberação de Crédito entender que a liberação do procedimento traz algum risco ao grupo e à administradora, caberá apresentação de avalistas.

Condições para ser avalista:

– Comprovação de renda nos moldes do checklist vigente da Ademicon.

– Não possuir restrições nos órgãos de proteção ao crédito.

Quais são os documentos necessários para a aquisição de uma cota de consórcio?

Apenas RG e CPF.

Estrangeiros também precisam possuir CPF, além do Registro Nacional Estrangeiro (RNE) ou passaporte.


Produto


Qual é a idade mínima para fazer um consórcio da Ademicon?

Para aquisição da cota, a pessoa deve ter no mínimo 16 anos e ser emancipada. No entanto, no momento do faturamento do bem, ela precisa ter 18 anos completos.

A Ademicon trabalha com taxa de adesão?

A Ademicon não trabalha com fundo de reserva no consórcio de imóveis. Também não há seguro de quebra de garantia. Para o consórcio de veículos e de serviços, existe fundo de reserva de 1%.

Como funciona o consórcio de veículos na Ademicon?

Não é financiamento, nem empréstimo. Você escolhe um valor de crédito, investe em uma parcela mensalmente e, por meio de sorteio ou lance, é contemplado com o crédito escolhido. Os valores de créditos são variados para atender a sua necessidade.

O que é o Consórcio de Veículos Ademicon?

É um consórcio para a compra de veículo automotor, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos. No momento da contemplação, o consorciado pode optar por adquirir carro, caminhão, ônibus, barco, máquinas e implementos agrícolas, entre outras opções.

Todos os produtos estão elencados no item 1, letra a, inciso XIII do artigo 5º da Circular 3432/2008.


Contemplação


Como é feito o sorteio?

Realizados mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Ademicon, os sorteios são realizados utilizando os resultados da extração da Loteria Federal, considerando a centena, a dezena e a unidade, que equivalem aos números das cotas. Assim, são definidos os contemplados de cada grupo de consórcio da Ademicon. *Os métodos de realização dos sorteios variam por produto.

Posso participar de todas as modalidades de lance em único mês?

Não. Poderá participar apenas em uma das modalidades. Cada nova oferta de lance substitui a anterior.

O que devo fazer ao ser contemplado?

Você será orientado sobre a documentação necessária para a liberação do crédito de acordo com o processo escolhido.

Após a contemplação, existe um tempo máximo para a utilização do crédito?

Não, o crédito fica aplicado até o momento da sua utilização.

O que é lance embutido?

É uma forma de pagamento do lance vencedor. Nela, o consorciado utiliza parte do crédito para efetuar a quitação total ou parcial do lance. O valor descontado do crédito amortiza o saldo devedor e também reduz o crédito líquido a receber. O percentual máximo permitido do lance embutido está definido nos aditivos de cada grupo.

O que é lance limitado?

Concorrerão nessa modalidade as cotas que ofertarem lance diferente da modalidade de lance fixo, até o limite máximo de parcelas determinado no aditivo do grupo. O pagamento será de acordo com o aditivo de cada grupo.

O que é lance fixo?

É o lance com número de parcelas predefinidas no aditivo do seu grupo. Em caso de empate, o critério de desempate é a cota mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal da data definida como válida para a contemplação. O pagamento do lance será efetuado de acordo com o aditivo de cada grupo.

O que é lance livre?

O consorciado é quem define a quantidade de parcelas ou percentual que deseja ofertar; vence quem oferecer o maior número de parcelas ou percentual, de acordo com a regra dos grupos.

Quais as modalidades de lance?

Lance livre, fixo, limitado, embutido, lance com recursos próprios.

O que é lance?

É uma modalidade para concorrer à contemplação mediante o pagamento antecipado de parcelas.

O que faço para ser contemplado?

As assembleias são realizadas mensalmente, em datas previamente estipuladas no calendário anual da Ademicon, para definir os contemplados. Para o sorteio, nossos grupos de consórcio utilizam os resultados da extração da Loteria Federal, que equivalem aos números das cotas.

Apenas consorciados adimplentes e com pagamento da parcela até a data de vencimento concorrem.


Pagamento


O que é parcela de furo?

Quando se adere ao consórcio em um grupo que está em andamento, as parcelas referentes às assembleias já realizadas são chamadas de "furo" e serão rateadas nas parcelas a vencer quando a sua cota for contemplada, ou poderão ser pagas com recurso próprio.

O que é parcela integral?

É a parcela com 100% do fundo comum. A composição da parcela de consórcio é fundo comum + taxa administrativa. O fundo comum é o valor pago por você pelo crédito contratado – esse valor é utilizado para contemplar os demais consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração da Ademicon.

O que é parcela reduzida?

É a parcela com, geralmente, 70% do fundo comum. A composição da parcela de consórcio é fundo comum + taxa administrativa. O fundo comum é o valor pago por você pelo crédito contratado – esse valor é utilizado para contemplar os demais consorciados do grupo. Já a taxa administrativa é a remuneração da Ademicon. Após a contemplação, suas parcelas são recalculadas para o valor integral + esses 30% do fundo comum que não foram pagos.

Os valores dos créditos e das parcelas são fixos ou existe alguma correção?

O crédito, e proporcionalmente a parcela, é atualizado anualmente pelo INCC e INPC, para que o consorciado mantenha o poder de compra.

Se eu desistir do consórcio, recebo o que paguei de volta?

Caso o grupo tenha sido criado a partir de fevereiro de 2009, a devolução ocorre conforme a Lei 11.795, por meio de sorteios mensais pela extração da Loteria Federal. Compõe a quantia a ser devolvida o valor corrigido pago referente ao fundo comum deduzido dos 20% contratuais. A quantia paga como taxa de administração não compõe o valor a ser devolvido.

Como efetuar o pagamento das parcelas?

O pagamento pode ser feito via boleto, enviado mensalmente ao consorciado. Outra opção é verificar os dados do boleto no aplicativo do cliente Ademicon e realizar o pagamento via Internet Banking. Também é possível solicitar o débito automático junto aos bancos credenciados. *Consulte os bancos disponíveis.


Produto


A contratação do Seguro Prestamista é obrigatória?

Após a contemplação, é necessária a contratação do Seguro prestamista de acordo com a 36ª cláusula da regulamentação do consórcio: “O consorciado obriga-se a pagar, mensalmente, parcela cujo valor será a soma das importâncias referentes aos fundo comum, fundo de reserva, taxa de administração, prêmios de seguro de vida prestamista, seguro de quebra de garantia e seguro do imóvel. Esses valores serão discriminados em percentual do preço do bem ou conjunto de bens referenciados no contrato de adesão”.

Como contratar o Seguro Prestamista Ademicon?

É muito simples! Você pode contratar o seu seguro prestamista em três momentos: - Após a adesão do consórcio – Assim, quando o consultor faz a sua proposta de adesão, ele já aciona a contratação do Seguro Prestamista. - No momento da contemplação – Depois de ser contemplado, um e-mail automático será enviado a você com a proposta de seguro. - A qualquer momento – Caso queira adquirir o Seguro Prestamista de forma mais rápida, você pode! Entre em contato em nossos canais de atendimento (consultores/área de relacionamento) ou acesse o site.

O que diz a lei sobre o Seguro Prestamista?

Art. 31. O primeiro beneficiário do seguro prestamista é o credor, a quem deverá ser paga a indenização, no valor a que tem direito em decorrência da obrigação a que o seguro está atrelado, apurado na data da ocorrência do evento coberto, limitado ao capital segurado contratado.

É legal cobrar Seguro Prestamista?

Sim! Além de ser legal, é um item obrigatório quando envolve a compra de bens móveis ou imóveis.

Quem pode contratar o Seguro Prestamista Ademicon?

Clientes com a idade máxima de até 65 anos. Desde que a idade somada ao prazo do consórcio não ultrapasse o limite de 75 anos.


DPS


O que acontece se a minha DPS for recusada?

Caso a Declaração Pessoal de Saúde (DPS) seja recusada, infelizmente não será possível a contratação deste benefício na cota. Mas não fique triste, pois isso não interfere em nada na adesão ao consórcio, nem na liberação do crédito após a contemplação! O processo seguirá sem restrições.

Para que serve a DPS?

A Declaração Pessoal de Saúde (DPS) é uma exigência da seguradora, a fim de avaliar a condição de saúde dos clientes. O resultado do teste irá mostrar se o cliente está apto para a contratação do Seguro Prestamista.

O que é DPS?

Significa Declaração Pessoal de Saúde e é um termo utilizado pela seguradora.


Premiação


O Seguro Prestamista possui algum tipo de benefício extra?

Mas é claro! Você irá receber, de forma gratuita, dois serviços de assistência ao cliente: assistência residencial (serviços emergências para problemas de chaveiro, hidráulica e elétrica) e assistência funeral (auxílio no valor de até R$3.000,00 para o titular da cota).